Hélio Fumo vice-campeão da ultramaratona Transgrancanária Advanced

Hélio Fumo vice-campeão da ultramaratona Transgrancanária Advanced

Atleta português brilha em Espanha, ao conquistar lugar no pódio da Ultramaratona de 64 quilómetros que definia a seleção nacional espanhola para o próximo campeonato do mundo, e cujo evento integra o circuito mundial da modalidade.

Hélio Fumo conquistou o segundo lugar na ultramaratona Transgrancanária Advanced, prova de trail realizada nas ilhas Canárias e que definia a seleção nacional espanhola para o próximo campeonato do mundo da modalidade de corrida a pé em trilhos.

O atleta português concluiu o percurso de 64 quilómetros em apenas 5 horas 9 minutos e 31 segundos, alcançando o título de vice-campeão e repetindo o resultado alcançado no ano passado, quando a prova teve 82 quilómetros.

“Foi uma competição muito dura, dado o elevado nível dos participantes, nomeadamente de quase todos os atletas de topo espanhóis que lutavam por um lugar na sua seleção. Esta forte disputa colocou a prova num ritmo elevado e obrigou-me a uma gestão cuidada e a fazer a prova de trás para a frente. No final conquistei o segundo lugar, trazendo para Portugal a certeza de que a preparação que estou a realizar está a dar frutos”, afirma Hélio Fumo.

A consistência de resultados a nível internacional está a contribuir para a afirmação de Hélio Fumo no panorama do trail a nível internacional, levando as cores de Portugal aos principais palcos da modalidade. No ano passado, conquistou o 13º lugar no mundial realizado em Itália, naquele que foi o melhor lugar de sempre de atletas nacionais na competição.

Hélio Fumo está concentrado em preparar a sua participação no mundial de 2018, que se realiza em Penyagolosa, Espanha, no próximo dia 12 de maio. A prova terá 85 quilómetros e 8.600 metros de desníveis acumulado total, num percurso não circular maioritariamente a subir.

A Transgrancanária Advanced teve Pablo Villa como campeão de Espanha, ficando apenas 2m27 segundos adiante de Hélio Fumo. Juan Somohano foi terceiro, a 6m41 segundos do vencedor, e conquistou também uma vaga na seleção espanhola de trail.

Na classificação feminina, a espanhola Mónica Vives venceu em 6h15m33s, apenas 21 segundos adiante da compatriota Laia Cañes Baena. Azara Garcia foi terceira, em 6h17m19s, conquistando o último lugar no pódio, apenas 10 segundos adiante de Teresa Nimes Perez. De realçar que a portuguesa Inês Marques foi quinta classificada, com o tempo final de 6h22m37s.

Hélio Fumo é apoiado por marcas e entidades como Emicela, Fleed, Compressport, Cork Trail Running, Fitnis - Suplementos Alimentares, Farmácia Santo Adrião, O Capote, Pronto Dente, Outpro Store - Loja Desporto Aventura, OX Nature, Runners do Demo e InterventionalCare.

Resultados completos da Transgrancanária Advanced (64 km / 3200m D+): transgrancanaria.livetrail.net